PLANO DE NEGÓCIOS

A IMPORTÂNCIA DE UM PLANO DE NEGÓCIOS

PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS GRÁFICAS

Thomaz Caspary*

Muitos gráficos já me perguntaram, o que vem a ser realmente um PLANO DE NEGÓCIOS? – Muita gente fala sobre isso, mas nem todo mundo sabe direito o que é. Quero mostrar de que não é um “bicho de sete cabeças” e que é de suma importância nos dias de hoje, onde se perde muito tempo correndo atrás dos clientes errados.

Na verdade, este PLANO um documento no qual o gráfico descreve sua ideia de negócio de forma a ver como todas as partes se relacionam. O plano de negócios ajuda a ter a visão do todo e aprender mais sobre o seu negócio.

Um plano de negócio é muito mais do que estabelecer objetivos. Durante a sua elaboração, permite ao empreendedor a compreender as várias vertentes do seu negócio (como mercado e riscos). Além disso, ainda pode ser um apoio na apresentação da empresa a outras partes interessadas, como parceiros e investidores, e ser um guia para o desenvolvimento da companhia a curto, médio e longo prazo.

Planejamento é tudo ou muita coisa. Se nem mesmo na vida particular podemos nos deixar levar apenas pela maré, quem dirá no mundo corporativo. Por isso é tão importante traçar o caminho que se deve seguir rumo ao sucesso, levando em conta tudo o que pode atingir sua empresa. Para isso, entra em cena o plano de negócio.

Um plano de negócio nada mais é do que um “grande roteiro” das variáveis financeiras, de marketing, de produto etc, que vai guiar e dimensionar a sua gráfica. Se o empresário gráfico tem pouca experiência na visão comercial como um todo, é mais do que recomendável que trace o plano de negócios para ter uma visão clara da empresa. Um plano de negócio mal estruturado, ou ainda, a falta dele, implica em grandes chances de a empresa não durar mais muito tempo.

Feito o plano, o que fazer para tornar real o que está traçado no papel? A única maneira é se propor a praticar o que foi estabelecido e colocar a mão na massa para alcançar os objetivos.

Me perguntaram também se eu poderia dar um exemplo prático que exemplifique melhor os principais conceitos do Plano de Negócios?

Um dos exemplos seria, onde encontrar o cliente certo que precisa dos impressos que eu possa fornecer a um custo compatível no prazo que ele precisa.

Ou então a minha equipe está com dificuldades para alcançar as metas. Como mudar isso? Identificar as necessidades dos clientes faz a diferença em vendas.

Se eu vender mais, a minha produção, vai acompanhar um volume maior de vendas? E os investimentos em publicidade? São proporcionais à força de vendas? E os serviços de pós-vendas? Uma decisão, muitos impactos em pontos diferentes do negócio. O plano de negócio simula o comportamento do negócio como um todo para cada uma destas decisões.

Caso você não saiba por onde começar, a Printconsult pode elaborar para você micro e pequeno empresário um Plano de Negócios individualizado, sem ir até você com altos custos. Através de um sistema já experimentado em diversas regiões do Brasil, ensinamos você empresário, como fazer isso. É claro que necessitamos informações de sua empresa que são tratadas com a habitual ética e máximo sigilo.

Podemos também ir até sua cidade e em um Workshop, reunir diversas empresas e mostrar como se faz, sem entrar em discussões de concorrência desleal.

Caso queiram se informar a respeito, entrem em contato conosco. Meu endereço de e-mail é tcaspary@uol.com.br  e estou em São Paulo na PRINTCONSULT LTDA.

Seja bem-vindo e avance com sua gráfica ao infinito.

*Thomaz Caspary é consultor de empresas gráficas, Coach e diretor da Printconsult Ltda. – tcaspary@uol.com.br. – Tel.: (11) 3167-6939 e (11) 99105-2776.

Posted in Notícias.