A ABIGRAF-PR – História


SIGEP / ABIGRAF

Durante o 1º Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica, foi fundada a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) a fim de defender os interesses gerais do setor, como: realizar pesquisas, análise e soluções de problemas; promover o intercâmbio entre entidades nacionais e estrangeiras; trabalhar para o aumento dos padrões técnicos da mão-de-obra e do rendimento do material empregado. Também buscar a cooperação e colaboração com as várias entidades representativas das entidades industriais e comerciais e com órgãos de poder público, para os estudos referentes à solução dos problemas da indústria gráfica.

Ao longo da década de 1960, o que preocupava os empresários gráficos era, conforme, Mário César de Camargo, em depoimento no livro sobre os 40 anos da Abigraf, “a questão das gráficas filantrópicas, estatais, religiosas e sindicais, que não sofrem o mesmo tratamento tributário que as empresas privadas. Esta questão está presente na gênese da indústria gráfica e faz parte da ata de fundação da Abigraf”. Ele destaca ainda outros problemas dessa época: a falta de qualificação profissional e a deficiência na formação escolar da maior parte dos técnicos brasileiros. Não existem programas de captação e aprimoramento de profissionais, o que levou muitos industriais o desenvolvimento no mercado.

A regional do Paraná

Havia muito para ser realizado. Foi então que começaram a surgir as regionais da Abigraf. A do Paraná associou-se à Nacional em 1969, a partir do engajamento, prestígio e trabalho de Oscar Schrappe Sobrinho, primeiro presidente, e demais representantes do Sigep, que foram a primeira diretoria da entidade, entre eles: Jorge Aloysio Weber, Marco Antônio Marconcin, Almir Wilhelm Parigot de Souza, Milton Cavalcanti, João Harder, Edison Miguel Raicosk, Orlando Ceccon, Farnocchia Bruno, João Novak, Guido Conrado Rezler, Alceu Malucelli, Antonio Vilas Boas, Renato Höft, Renato Requião, Max Roesner Netto, João Jucksch, Miguel Patzyk, Rudi Cavali Costa, Carlos Ernesto Kugler, Adyr da Silva Guimarães. Cale ressaltar que a atuação de Oscar Schrappe Sobrinho tanto na Abigraf, quanto no Sigep, foi decisiva constante durante toda sua vida; sendo que na Associação recebeu o título de de sócio honorário e o Sigep e a Abigraf-PR, em 2003, deram seu nome ao Prêmio de Excelência Gráfica do Paraná.

Ambas as entidade, a partir deste momento, passaram a trabalhar juntas em prol da indústria gráfica no estado.

   Baixar Estatuto

Missão e Objetivos


Abigraf Regional Paraná

No dia 04 de março de 1969, o Paraná se associou à Abigraf Nacional, a fim de atender uma exigência dos industriais gráficos do estado e na esteira dos outros estados que se filiaram à associação nessa dácada. Oscar Schrappe Sobrinho presidia o Sindicato da Indústria Gráfica no Estado do Paraná e, juntamente com Almir Parigot de Souza (Papelaria Universal), foi escolhido para representar a nova entidade enquanto não houvesse eleição.

Os dois ficaram responsáveis por promover reuniões com o intuito de organizar q regional e escolher a sua diretoria. Em 12 de junho daquele mesmo ano, uma carta timbrada foi enviada à Abigraf Nacional comunicando sobre a eleição que manteve Schreppe na presidência, e para demais membros da diretoria: Jorge Aloysio Weber, Marco Antônio Marconcin (Empresa Gráfica Daunus), Almir Wilhelm Parigot de Souza (Papelaria Universal), Milton Cavalcanti, João Harder (Tipografia Santa Cruz), Edison Miguel Raicosk (Raicosk & Cia) Orlando Ceccon (Editora Lítero-Técnica), Alceu Malucelli (Gráfica Ipê), Antonio Vilas Boas, Renato Höft (Ingra), Renato Requião (Papelaria Requião) Max Roesner Netto (Papelaria Max Roesner) e João Rodolpho Jucksch (Imprimax).
Com suplentes: Farnocchia Bruno, João Novak, Guido Conrado Rezler, Miguel Patzyk (Gráfica Vicentina), Rudi Cavali Costa (Gráfica Cavali), Carlos Ernesto Kugler, Adyr da Silva Guimarães (Impressora Guarany).

A partir daquele momento, a preocupação girava em torno da adesão de novos sócios à regional. Por isso, no dia 10 de dezembro de 1969, ao então secretário executivo da entidade, Miguel Patzyk, por meio de uma credencial assinatura por Oscar Schrappe Sobrinho e Almir Wilhelm Parigot de Souza, 1º secretário, e João Harder, tesoureiro.
Desde sua fundação, a Abigraf Regional Paraná funciona na mesma casa que o Sindicato, mas com atividade executiva, sempre respondendo aos objetivos da entidade nacional de: defender os interesses gerais da indústria gráfica; o intercâmbio com entidades nacionais e estrangeiras, no propósito de elevar o nível dos padrões técnicos do pessoal e do material empregado.

Também atua dede então para a cooperação e colaboração com as várias entidades representativas das atividades industriais e comerciais e com órgãos do poder público, para os estudos concernentes à solução dos problemas da Indústria Gráfica. A regional abriga todo o Estado e tem por função precípua fazer a união das gráficas do Paraná, para a busca de soluções comuns.

A Entidade maior ABIGRAF NACIONAL é formada pelas associadas REGIONAIS (uma para cada Estado da Federação). A Regional, na prática, funciona como um “guarda-chuvas” em todo Estado, ou seja, a ABIGRAF-PR, tem por função precípua fazer a união das gráficas do Estado, para a busca de soluções comuns.