Novas diretorias do Sigep/Abigraf-PR assumem com foco na valorização dos associados

   

Criar mecanismos para que os associados aprimorem a gestão de suas gráficas é um dos pilares centrais das novas diretorias do Sigep (Sindicado das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná) e da Abigraf-PR (Associação Brasileira da Indústria Gráfica – ABIGRAF Regional Paraná), gestão 2022/2025. Encabeçadas pelo presidente Marcos Dybas da Natividade, as diretorias tomaram posse em cerimônia realizada em 9 de novembro, em Curitiba. Marcos Dybas assumiu a presidência do Sigep/Abigraf-PR no lugar de Edson Benvenho. O evento de posse contou com as presenças de empresários gráficos associados; patrocinadores, do vice-presidente da Abigraf Nacional, Julião Flaves Gaúna; do  presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Carlos Valter Martins Pedro; vice-presidentes e diretores da Fiep e representantes de vários sindicatos.

Marcos Dybas disse que o foco de sua gestão será valorizar o Sigep/Abigraf-PR para que se tornem ainda mais atrativos aos empresários gráficos associados e a quem pretende se associar. “O mundo está evoluindo tecnologicamente muito rápido e no nosso setor isso não é diferente. Muitas gráficas estão se esforçando para acompanhar o ritmo das mudanças, mas precisam de apoio para serem assertivas. Um dos principais desafios da gestão é ajudar nossos associados a enfrentarem esse ‘novo mundo’, aproveitando todos os benefícios que o associativismo pode oferecer”.

Dentro dessa perspectiva, Marcos Dybas afirmou que foi desenvolvido um plano de trabalho focado em ajudar o associado nas áreas de transformação digital e inovação; dados do mercado e análises setoriais; conhecimento tácito e rede de relacionamento; educação continuada; negociação coletiva; atração de novos associados e representatividade. “Para implementar todas as ações previstas, vamos criar o conceito de multiplataforma. O Sigep/Abigraf-PR será visto pelo mercado gráfico como uma plataforma de soluções que abrangerá todas as áreas destacadas no nosso plano de trabalho, além de outros serviços”.

Deixando a gestão após três anos, Edson Benvenho pontuou os desafios que sua diretoria enfrentou, principalmente por conta da pandemia. “Foi uma gestão difícil em função de tudo o que o mundo viveu no período pandêmico. Mas posso ressaltar, como um dos destaques entre nossas ações, o posicionamento firme do Sigep/Abigraf-PR como centro de informação e orientação aos associados, que se viram, de uma hora para outra, sem saber o que fazer. Nossa atuação nos permitiu, por exemplo, manter as gráficas abertas como serviço essencial. Deixo de ser presidente, mas continuo ativo nas entidades para continuar contribuindo com o desenvolvimento do setor gráfico paranaense”.

Fiep à disposição

O presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, ressaltou a importância do Sigep como entidade filiada à Fiep, lembrando que é uma das entidades fundadoras da instituição. Carlos Valter parabenizou a gestão que encerra o mandato e colocou a Fiep à disposição das novas diretorias.

Ele lembrou do sucesso que tem sido, entre outras ações, a parceria entre o Sigep e o Senai na oferta de cursos ao setor gráfico. “A competitividade da indústria depende da produtividade e qualidade da mão de obra. Por isso, os cursos sob medida desenvolvidos em ação do Sigep com a Fiep e com o Senai têm feito a diferença nessa qualificação de mão de obra, que vai se refletir em melhores resultados para as empresas”.

O presidente da Fiep afirmou que é hora de fortalecer as parcerias para o Brasil continuar crescendo. “Tem sido um bom ano para a indústria do Paraná, com ótimos resultados em vários setores. Mesmo com a mudança de governo, esperamos que a economia continue se fortalecendo, pois o Brasil é muito grande e tem potencial que precisa ser explorado pela indústria. Por isso, é tão importante o relacionamento entre as entidades para aproveitar as oportunidades que surgem”.

União e aprimoramento

Para o vice-presidente da Abigraf Nacional, Julião Flaves Gaúna, a nova diretoria do Sigep/Abigraf-PR assume em um momento em que o setor precisa de ainda mais união e aprimoramento. “O setor gráfico começa a se recuperar da pandemia e agora tem pela frente as incertezas que um novo governo traz. Sempre dizemos que, independentemente da política, as entidades gráficas precisam estar cada vez mais unidas e fomentando o aprimoramento dos seus associados. Este é o caminho para o desenvolvimento do nosso setor. Por isso, a nova diretoria do Sigep/Abigraf-PR está no caminho certo e poderá sempre contar com a Abigraf Nacional em suas demandas”.

Demais presentes no evento de posse

Edson Campagnolo – vice-presidente da CNI e ex-presidente da Fiep.

Susana Beatris Guthner Arruda – presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Estado do Paraná.

Reginaldo Cesar de Campos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Londrina.

Vice-presidentes da Fiep:

– Abílio de Oliveira Santana

– Alcino de Andrade Tigrinnho

– Edson José de Vasconcelos

– José Carlos de Godói

– Marcus Friedrich Von Borstel

– Paulo Roberto Pupo

– Irineu Munhoz

– Fábio Pires Leal, também presidente do Sindiminerais

– Miguel Rubens Tranin, igualmente presidente dos Sindicatos das Indústrias de Álcool, Biodiesel e Açúcar do Estado do Paraná

Diretores da Fiep

– José Carlos Bittencourt, presidente do Sindimetal Apucarana

– José Georgevan Gomes de Araujo, presidente do Simagram

– Virgílio Moreira Filho, presidente do Sinaees-PR

– Wilson Bill, presidente do Sindirepa-PR

– Fernando Yukio Mizote, Sindimetal Campo Mourão

– Rui Brandt, presidente do Sinpacel-PR

– Cláudio Grochowycz

– Evaldo Kosters

– Luiz Krindges

– Edvaldo Geraldo

– Juliane Raschke Dias Bacarin, gerente de Relações Sindicais da fiep

– João Barreto Lopes, diretor administrativo da Aecic, representando o presidente Alaídes de Oliveira

– Paulo Cruz, diretor de Relações Corporativas do Bom Jesus – Fae Business School

Fotos de Fernando Zanon.

Posted in Notícias.