:: 19º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho ::

Créditos: Maurilio Cheli

FORNECEDORES VENCEDORES

GRÁFICAS – VENCEDORES

ATRIBUTOS TÉCNICOS – VENCEDORES

Finalistas – 19º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho

19º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho mostra a força da parceria no desenvolvimento do setor

Uma manhã de comemorações, de homenagem e de certeza de que a parceria é propulsora para a indústria gráfica do Paraná continuar em franca evolução. Assim foi a cerimônia de entrega do 19º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho, no último dia 6 de julho, no Senai Boqueirão, em Curitiba. Entre as 32 gráficas concorrentes, 14 delas saíram premiadas, com destaque para a Midiograf, de Londrina, que ficou em primeiro lugar, com 16 troféus, seguida de Corgraf, de Colombo, com 13 troféus, e Belton, de Curitiba, com oito conquistas. O evento foi realizado pelo Sigep/Abigraf-PR (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná e Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Abigraf Regional Paraná), com coordenação e auditoria do Senai-PR.

Créditos: Gelson Bampi

Foi a primeira vez que a coordenação e auditoria foram do Senai-PR, já que, em anos anteriores, essa tarefa ficava a cargo do Senai-SP, tradicional por comandar os prêmios gráficos de vários estados brasileiros. “Tivemos a ideia de pedir apoio para o Senai-PR e prontamente fomos atendidos. Foi um grande acerto, pois pudemos trazer os empresários gráficos para mais perto do Senai, que existe justamente para apoiar o desenvolvimento das indústrias. O propósito do Sigep é fortalecer o setor gráfico com atualização, treinamentos e gestão e tudo isso ganha força nessa parceria cada vez mais estreita com o Senai-PR”, disse o presidente do Sigep/Abigraf-PR, Marcos Dybas da Natividade.

Créditos: Gelson Bampi

Esta edição foi marcada pela celebração conjunta dos 80 anos do Sigep e também os 80 anos do Senai-PR. Além disso, contou com a reinauguração da Escola Gráfica do Senai, que ganhou o nome de José Toaldo Filho, em homenagem ao ex-presidente do Sigep/Abigraf-PR, falecido em 2020. José Toaldo era um grande defensor do setor gráfico e sempre esteve envolvido na criação de alternativas para facilitar o desenvolvimento das empresas.

Processo de evolução

Para o presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Carlos Valter Martins Pedro, o evento na manhã do dia 6 resumiu bem o processo de evolução da indústria gráfica paranaense. “Em um só evento pudemos comemorar 80 anos de duas entidades importantes, como o Sigep e o Senai; reconhecer os melhores trabalhos gráficos por meio do Prêmio Oscar Schrappe Sobrinho, e ainda reinaugurar a Escola Gráfica homenageando uma referência nesse setor, que foi José Toaldo Filho. Isso é uma honra para todos os representantes do setor gráfico e para nós, da Fiep. Essa premiação é um reflexo da evolução tecnologia do setor, abrangendo inovação, equipamentos e gestão”.

O presidente da Abigraf Nacional, Julião Flaves Gaúna, avaliou que o 19º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho deu bem a medida da força do associativismo. “Desde que assumi a presidência da Abigraf Nacional tenho defendido o quanto é importante mantermos forte o espírito de associativismo entre as empresas e entidades. É isso que nos faz crescer e superar todas as dificuldades. A cerimônia de entrega do Prêmio Oscar Schrappe é o exemplo de associativismo que dá certo. Empresas fortes, produtos de qualidade, parceria com o Senai e o fortalecimento da Escola Gráfica, com a justa homenagem ao nosso saudoso amigo José Toaldo Filho”.

Escola Gráfica

Nessa nova etapa, a Escola Gráfica foi transferida do Senai Portão para o Senai Boqueirão. Para a superintendente do Sesi, Senai e IEL, e diretora regional do Senai-PR, Fabiane Franciscone, a transferência para o Boqueirão, além de oferecer espaço mais estruturado, vai facilitar a participação de maior número de colaboradores nos cursos. “Temos muitas gráficas aqui na região. Tendo a Escola Gráfica mais perto, facilita para empresários e colaboradores. A Escola é uma importante ferramenta de atualização profissional e essa parceria próxima entre Senai e Sigep vai gerar cada vez mais assertividade na oferta de cursos customizados às necessidades de empresas e colaboradores”.

Créditos: Maurilio Cheli

A Escola terá novas máquinas com foco em digital e acabamentos, fruto de parceria com a Teletoner, fornecedora de equipamentos e insumos para impressão. “Além dos equipamentos que já estavam na Escola, estamos oferecendo soluções modernas de fabricantes como Xerox, Epson, HP, entre outros. A Escola Gráfica atenderá os empresários e colaboradores e também será nosso showroom para demonstração de portfólio”, explicou o diretor da Teletoner, Gabriel Zanotta.

A reinauguração com homenagem a José Toaldo Filho contou ainda com a participação do ex-presidente do Sigep/Abigraf-PR, Jair Leite, que lembrou o quanto Toaldo se doou ao setor e de como gostava de incentivar os empresários a aderirem ao Sigep/Abigraf-PR. “Inclusive, entrei nas entidades sendo apadrinhado pelo Toaldo”.

A gerente de Marketing do Sigep/Abigraf-PR, Manoella Pinheiro Machado, filha de Toaldo, também foi convidada a fazer sua homenagem, junto com o filho Luca. “Em nome do meu pai e de toda a família Toaldo, agradeço ao Sistema Fiep e a todos vocês. Acompanho esse setor desde pequena, pois meus avós maternos tinham gráfica. Por isso, peço a todos: vamos colocar a mão nessa Escola Gráfica para que o nosso setor continue forte”.

Créditos: Gelson Bampi

Foco na qualidade

Entre as empresas que mais receberam troféus, foi impossível fugir da argumentação do “foco em qualidade” para explicar os bons resultados. “Este ano, em específico, envolvemos toda a diretoria e colaboradores na seleção dos produtos. O foco foi escolher com muito critério o que produzimos de melhor qualidade, inovação, impressão, acabamento e valor agregado. Com certeza isso nos ajudou a conquistar 16 troféus e sermos, pela primeira vez, a empresa que mais ganhou”, disse Gustavo Benvenho, diretor de Marketing da Midiograf.

Para Andre Linares, diretor da Corgraf, os 13 troféus estavam dentro do esperado. “Quando avaliamos a exposição dos produtos concorrentes, já percebemos que este ano a competição seria ainda mais acirrada em função de muita qualidade das peças. A cada ano as empresas estão melhorando seus processos e isso puxa o nível da premiação para cima, o que é muito bom”.

Luciano Szurmiak, diretor da Belton, disse que as oito conquistas até surpreenderam. “Esperávamos até menos, pois este ano inscrevemos menos produtos. O bom resultado se deve ao fato de sermos uma empresa enxuta, mas com foco em tecnologia, acabamentos diferenciados e materiais de alto padrão”.

Além de Midiograf, Corgraf e Belton, foram premiadas Ótima (6 troféus), Lisegraff (5), Posigraf (2), Oficina do Impresso (2), Hello Acabamentos (1), Hellograf (1), Onda (1), Tuicial (1), Ippuc (1), Keops (1) e Nikkey (1).

Créditos: Maurilio Cheli

Posted in Notícias.